Quem não gosta de encontrar dinheiro esquecido pela casa, dentro dos bolsos ou nas frestas do sofá?
Agora, já imaginou encontrar boas quantias acumuladas em contas bancárias antigas? Essa é a realidade de milhões de brasileiros, que tinham saldos disponíveis em contas e nem sabiam ou já não lembravam.
Para colocar esse dinheiro todo para circular na economia, o Banco Central criou o programa Valores a Receber, que facilita a consulta e o saque desses saldos.
Esse dinheiro pode fazer muita diferença na vida das pessoas, podendo ser usado para realizar metas financeiras, como comprar uma casa, investir para a aposentadoria ou simplesmente ter uma reserva de emergência.
Quer saber mais sobre como funciona esse programa e consultar se você também tem dinheiro perdido por aí?
Continue lendo e esclareça as suas dúvidas!
Por que tantos brasileiros têm dinheiro esquecido em contas bancárias?
São diversos motivos que podem justificar a existência desses saldos. Há casos em que esses valores foram depositados sem o conhecimento das pessoas. As principais origens desses valores são:
- saldo de contas-correntes ou poupanças encerradas;
- reembolsos de tarifas bancárias indevidamente cobradas;
- valores de FGTS depositados;
- ressarcimentos de operações de crédito consignado;
- correção de benefícios, como INSS;
- depósitos desconhecidos em contas de pessoas falecidas;
Em algumas situações, os montantes esquecidos alcançaram volumes milionários. Contudo, na maioria dos casos, são valores bem pequenos, de poucos reais ou até centavos – fato que não deve desestimular a consulta e o saque. Independentemente do valor, se o dinheiro for seu é recomendado que você o use!
De qualquer forma, é fundamental que cada pessoa, pelo menos, consulte se há ou não valores a receber, afinal, pode ser que haja saldo suficiente para fazer a diferença na sua vida financeira.
Como consultar se há dinheiro esquecido no programa Valores a Receber do Banco Central?
O programa facilita a consulta e o saque de valores esquecidos em contas de pessoas físicas ou de empresas.
Para consultar se há dinheiro esquecido, basta acessar o site do programa Valores a Receber do Banco Central, informar seu CPF e data de nascimento ou CNPJ e data da abertura da empresa.
Após preencher esses dados, o sistema irá consultar se há saldo disponível e qual a instituição financeira responsável por ele.
Para consultar saldos de pessoas falecidas, o processo é o mesmo.
Como fazer o saque caso haja dinheiro a ser recebido?
Se houver saldo disponível, você poderá solicitar o resgate por meio do Pix, transferência bancária ou DOC. Mas, antes você deve entrar em contato com a instituição financeira responsável pela conta esquecida e se informar sobre regras de segurança específicas. De maneira geral, o processo é bem simples.
Para pessoas falecidas, entretanto, só é permitido o saque pelos herdeiros e é importante fornecer toda a documentação referente ao óbito e à partilha.
Dinheiro esquecido e parado não rende! Saiba aplicar bem as suas reservas para alcançar as suas metas!
É sim importante ter dinheiro guardado, reservado para realizar planos, projetos ou para cobrir despesas emergenciais. Mas, dinheiro parado esquecido não rende: até para guardar dinheiro é preciso aplicar as estratégias corretas.
Isso acontece porque o valor do dinheiro, geralmente, se desvaloriza ao longo do tempo. Portanto, deixar o dinheiro parado em uma conta corrente, no cofrinho ou debaixo do colchão não é recomendável.
Aplicá-lo em investimentos seguros, que tenham rendimento maior do que o crescimento da inflação é uma estratégia mais eficiente: títulos de renda fixa, como CDB, LCI ou Tesouro Direto são alternativas que oferecem os menores riscos.