Para lidar com situações inesperadas que demandam a necessidade de ter dinheiro rápido disponível, nem sempre é permitido realizar um saque do FGTS. Isso porque para fazê-lo, é preciso cumprir com os requisitos exigidos para a liberação do recurso.
O FGTS é um benefício que tem por objetivo garantir a segurança financeira dos trabalhadores. Seu uso é destinado aos períodos financeiramente difíceis causados por eventos como: desemprego, enfermidades graves, situações de calamidade pública, entre outros.
Esse recurso funciona praticamente como um seguro ou uma poupança: todos os meses, o empregador é responsável por depositar 8% do valor do salário do funcionário, na conta do FGTS dele. Essa quantia vai se acumulando, com um rendimento de aproximadamente 3%, ao ano.
Contudo, o trabalhador só pode realizar o saque do FGTS. em situações bem específicas, tais como:
- demissão (sem justa causa), rescisão por acordo, força maior ou término de contrato;
- extinção ou falência do empregador ou empresa empregadora;
- aposentadoria;
- casos emergenciais de calamidade pública, que tenham impactado diretamente o trabalhador e a sua área de residência;
- falecimento do trabalhador;
- ter idade igual ou superior a 70 anos;
- casos de doenças graves que aflijam o trabalhador ou seus dependentes;
- a compra da casa própria;
- saque-aniversário;
De fato, o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço deve garantir a estabilidade financeira dos trabalhadores em situações graves, preservando minimamente as condições de subsistência e a dignidade, a depender do montante acumulado. Contudo, há formas mais eficientes de usar esse recurso, especialmente para lidar com problemas que não estão previstos pelas regras do benefício.
Como facilitar o saque do FGTS?
Sem dúvidas, contar com esse benefício, exclusivo para profissionais contratados pelas regras da CLT, é extremamente vantajoso. Mas, é possível potencializá-lo e aumentar a sua segurança financeira, superando 2 dos principais problemas:
- o valor acumulado no Fundo de Garantia tem um baixo rendimento, em comparação com outros tipos de investimentos conservadores e seguros, disponíveis no mercado;
- as condições para o saque são muito restritivas, o que impede o uso do recurso para lidar com situações inesperadas que não estejam previstas nas regras.
Para enfrentar emergências financeiras, a SuperSim oferece opções de crédito acessíveis, para os beneficiários quando não puderem realizar o saque do FGTS. Quer saber mais?