O extrato do FGTS é o relatório de toda a movimentação realizada na sua conta. A cada consulta do FGTS você poderá identificar uma série de depósitos e débitos, bem como os acréscimos referentes aos rendimentos da quantia acumulada.
Entretanto, ao analisar essas transações, verá que, apesar de ser um tipo de aplicação extremamente segura, a conta Fundo de Garantia não tem o melhor dos rendimentos. Atualmente, há uma série de alternativas mais rentáveis que garantem a mesma segurança e liquidez. Sendo assim, ao escolher outras formas de investir o seu dinheiro do Fundo de Garantia, você pode potencializar o seu benefício e ter mais estabilidade financeira em situações emergenciais.
Como decifrar o extrato do FGTS?
Ao acessar o seu extrato do FGTS, a imagem é bem semelhante ao extrato de qualquer outro tipo de conta bancária, que oferece rendimentos. Lá estão registradas movimentações como:
- depósitos feitos pelo empregador;
- saques realizados pelo trabalhador;
- acréscimos relacionados à rentabilidade;
- distribuição de lucros, quando há;
A questão é que, há bastante tempo, a rentabilidade acumulada nas contas do FGTS tem sido inferior até mesmo ao rendimento da poupança. Sendo assim, os valores aplicados no Fundo, muitas vezes rendem menos do que o crescimento da inflação, que desvaloriza o poder de compra do dinheiro.
Em outras palavras, os recursos depositados no Fundo de Garantia estão, na realidade, perdendo valor.