O 13º salário é um benefício extraordinário, que os trabalhadores contratados pelo regime da CLT têm direito. Com o décimo terceiro, que normalmente é depositado em 2 parcelas, entre os meses de novembro e dezembro, os beneficiários da CLT recebem uma remuneração extra, que permite custear uma série de despesas, comuns no início do ano seguinte. Além disso, o décimo terceiro aquece a economia e impulsiona os setores de comércio e serviços, no final do ano.
Contudo, as necessidades financeiras urgentes não têm hora certa para aparecer, sendo assim, muitas vezes é válido recorrer a chamada antecipação do 13º salário.
A antecipação do décimo terceiro salário pode ser solicitada a uma instituição financeira ou ao empregador.
Adiantamento do 13º salário pelo empregador
Algumas empresas oferecem aos seus funcionários, contratados pela CLT, a opção de antecipar o décimo terceiro salário. Nesse caso, o trabalhador deve solicitar a antecipação ao seu empregador, pelas normas da CLT, que vai avaliar a solicitação e, se aprovada, irá disponibilizar o valor.
O valor do décimo terceiro antecipado pelo empregador é geralmente igual ao valor integral previsto pela CLT, dividido em duas parcelas.
A SuperSim oferece alternativas personalizadas e super acessíveis que funcionam como uma antecipação do décimo terceiro.
Você sabe como funciona essa modalidade de antecipação do décimo terceiro salário?
Como funciona o adiantamento do 13º salário feito por instituições financeiras?
A antecipação do décimo terceiro salário feito por instituições financeiras funciona como um empréstimo pessoal. Desse modo, é feita a solicitação do empréstimo, considerando um valor compatível ao que será recebido no décimo terceiro salário. Entretanto, vale lembrar que, em qualquer situação, essa antecipação tem custos, que podem ser previamente calculados, justamente para caber no seu orçamento.
Na SuperSim, você consegue visualizar o custo efetivo total do empréstimo pessoal online, ao fazer a simulação, no próprio site.
Quais são as vantagens em antecipar o 13º salário?
Geralmente, o dinheiro do décimo terceiro quando recebido no final do ano, acaba sendo gasto com as compras de Natal, férias, lazer, pagamento de dívidas e, também, com as despesas extras que normalmente surgem em janeiro e fevereiro do ano seguinte, como:
- IPTU;
- renovação de seguros;
- IPVA;
- licenciamento;
- matrícula e compra de material escolar.
Contudo, existem situações imprevisíveis que podem ocasionar outros gastos, os quais muitas vezes não podem esperar até o final do ano. Nesses casos, é recomendado antecipar o décimo terceiro e, posteriormente, ajustar as despesas, reduzindo o consumo de supérfluos em geral, para evitar o endividamento.
Com essa antecipação do décimo terceiro, os beneficiários da CLT conseguem remanejar melhor os recursos e usar o dinheiro para cobrir gastos, logo quando surgem.
Além disso, a antecipação pode ser especialmente vantajosa para aproveitar oportunidades financeiras, por exemplo: abrir um pequeno negócio, investir em ativos promissores ou pagar dívidas que estão crescendo descontroladamente pela incidência dos juros.
Mas, vale ressaltar que é importante se planejar: no início do ano seguinte, é importante ter saldo suficiente na conta para não se endividar com as despesas extras.