Você sabia que é possível conseguir um empréstimo FGTS? Trata-se de uma modalidade de crédito disponível para pessoas que têm saldo no FGTS e escolheram aderir ao saque aniversário.
Ao solicitar o seu empréstimo nessa modalidade, você pode antecipar algumas parcelas do seu FGTS e usar elas da forma como desejar. Confira mais detalhes sobre esse tipo de empréstimo!
Tem juros baixos
Para quem está precisando de crédito e quer economizar nas taxas de juros, o empréstimo FGTS pode ser uma boa solução. O pagamento das parcelas do empréstimo é descontado diretamente do saldo do seu próprio FGTS.
Logo, as chances de inadimplência são reduzidas, o que permite também a diminuição das taxas de juros, que podem ficar abaixo de 2%, a depender da instituição escolhida para solicitar o serviço.
Não é preciso avisar ao banco a finalidade do dinheiro
Uma das grandes vantagens do empréstimo FGTS é poder utilizar o valor antecipado da maneira como preferir, sem precisar especificar ao banco qual o destino do dinheiro, como acontece em outras modalidades de crédito que podem utilizar o saldo do FGTS, como o financiamento.
Isso dá mais liberdade para o solicitante, que pode usar o valor para pagar dívidas, realizar reformas em casa, adquirir bens, investir em um novo negócio, resolver emergências financeiras e o que mais quiser.
Depende do valor disponível no saldo do FGTS
Por outro lado, uma das desvantagens do empréstimo FGTS é que o valor cedido depende da quantia disponível no saldo de FGTS do solicitante, e não é possível antecipar todo o valor disponível, já que uma parte precisa permanecer na conta.
Para quem precisa de valores altos, mas não tem um saldo compatível, isso pode representar um problema. Portanto, é importante ter alternativas que supram essa necessidade.
Pode comprometer planos futuros
Muitas pessoas usam o saldo do FGTS para dar entrada em imóveis e automóveis. Essa facilidade é de grande ajuda, uma vez que esses itens costumam ser caros e, para muitos, de difícil acesso.
Ao antecipar muitas parcelas do saldo do FGTS, planos desse tipo podem ser comprometidos no futuro, uma vez que o valor disponível em conta será significativamente reduzido.
Aqui, mais uma vez, se faz válido contar com outras opções de crédito que preservem esse dinheiro, que pode ser muito importante para os seus planos futuros e da sua família.