O empréstimo consignado é um dos tipos de empréstimo que exigem alguma forma de garantia de pagamento, a fim de reduzir os riscos de inadimplência para os credores, geralmente, as instituições financeiras.
Mas, como ele funciona? Quais são os requisitos para conseguir aprovação? E, principalmente, quais são as vantagens e desvantagens?
Para que você possa fazer uma escolha consciente, vamos detalhar de maneira objetiva as informações mais relevantes sobre essa modalidade de empréstimo. Confira a seguir e esclareça as suas dúvidas!
Requisitos para solicitar um empréstimo consignado
Antes de qualquer explicação, vale a pena saber se você tem os requisitos exigidos para a aprovação dessa modalidade de empréstimo.
O empréstimo consignado, basicamente, é o tipo de empréstimo que permite o desconto do valor da parcela devida diretamente na folha de pagamento. Portanto, o requisito principal é receber um salário ou benefício. Contudo, nem todos os empregadores são habilitados a liberar o desconto – é necessário consultar a empresa onde você trabalha previamente, para saber se essa opção está disponível para os funcionários.
Confira os requisitos:
- ter vínculo empregatício ou ser beneficiário do INSS ou do Bolsa Família;
- ter no mínimo 18 anos;
Vale lembrar que o valor máximo que pode ser descontado em folha é 40% da sua remuneração, considerando todos os empréstimos consignados ativos.
Como solicitar um empréstimo consignado?
Por depender dos requisitos citados, essa modalidade demanda uma análise de crédito mais específica, o que pode tornar a liberação um pouco mais demorada do que um empréstimo pessoal online comum.
Entretanto, geralmente, basta entrar em contato com a instituição financeira escolhida e seguir as orientações. Afinal, cada empresa tem suas próprias políticas de liberação de crédito. Em alguns casos, é possível solicitar o empréstimo via internet, em outros, será indispensável a visita à agência física.
Qual é a documentação necessária?
A depender da instituição financeira escolhida, as exigências a respeito das documentações podem variar. Mas, de maneira geral, é essencial que você disponibilize:
- sua carteira de trabalho ou carteira de beneficiário (aposentado, beneficiário de programas sociais ou pensionista);
- seu contracheque;
- documentos pessoais de identidade;
- comprovante de residência;
- telefone para contato.
A importância de conhecer bem as condições de pagamento antes de fazer empréstimo.
Na pressa de conseguir o dinheiro emprestado, as pessoas acabam não examinando com a devida atenção às condições expostas no contrato. Fazer um empréstimo sem conhecer os termos impostos significa um risco gigantesco: pode causar prejuízos e endividamentos por um longo prazo.
Desse modo, jamais contrate nenhum serviço financeiro sem antes ter certeza de concordar com as regras estabelecidas.
É mais fácil conseguir aprovação do empréstimo consignado?
Por ser um empréstimo que exige uma garantia de pagamento (no caso, a sua remuneração), ele é sim mais fácil de ser aprovado. Contudo, dependendo do histórico de crédito, da renda disponível e do Score, da pessoa, o empréstimo pode ser negado.
Há outras modalidades de empréstimo que têm fácil aprovação, mesmo sem exigir garantias, como é o caso do empréstimo pessoal online da SuperSim. Então, antes de fazer a sua e escolha, simule e compare as condições oferecidas em cada caso.