A pandemia fez com que as taxas de desemprego no país batessem recorde. Muitas famílias ficaram sem ter de onde tirar renda e precisaram arranjar outras formas de reequilibrar o orçamento e manter as contas em dia.
Foi assim que cresceu a busca por começar um negócio com 100 reais que gere lucro e possa não só servir com uma renda extra para segurar as pontas, como também como fonte de renda principal. Confira algumas opções de negócios para iniciar com um investimento baixo.
1. Revenda de produtos
Revender produtos é uma ideia popular, que você consegue iniciar com facilidade e com um investimento consideravelmente pequeno.
É possível revender itens importados, roupas e lingeries, perfumes, maquiagens, cosméticos, objetos de decoração, utilidades para o lar e muito mais.
Grande parte das empresas que aceitam revendedores oferecem um kit básico de início, com um valor bastante acessível, para que os parceiros consigam iniciar as atividades.
Além disso, conforme as vendas aumentam, os benefícios oferecidos pelas empresas crescem proporcionalmente. Você pode conseguir cada vez mais descontos para fazer a reposição do seu estoque e pode ganhar bônus e prêmios.
2. Venda de alimentos
Gosta de cozinhar? Já pensou que essa habilidade pode te ajudar a obter lucros? A vida está corrida para todo mundo. Por isso, muita gente busca praticidade nas tarefas mais simples da rotina, mas que demandam um tempo considerável para serem executadas. É o caso da alimentação diária.
Você pode investir na produção de marmitas comuns e, até mesmo, fitness, contribuindo para uma alimentação mais saudável para a sua comunidade. Pode, também, fabricar itens de padaria, como pães e salgadinhos. Para completar, ofereça também bebidas, como sucos naturais ou funcionais, como o suco detox, e sobremesas, como bolos de pote, docinhos e o que mais a sua criatividade mandar.
3. Fabricação de artesanato
Os seus hobbies também podem gerar produtos a serem vendidos. Se você faz algum tipo de artesanato nas horas livres, como crochê, costura e reparo de peças de roupa, produção de utilidades, como necessaires, bolsinhas e capas, trabalho com massa biscuit, etc., experimente começar a vendê-los.
4. Serviços de beleza
Você está sempre sendo elogiada pela sua maquiagem, penteados bem-feitos e unhas impecáveis? Quando as pessoas descobrirem que é você mesma quem faz, certamente vão querer contratar os seus serviços.
5. Entregas e transporte
Especialmente durante a pandemia, momento em que não só a procura por novas fontes de renda aumentou, mas também por serviços que reduzissem ao máximo a necessidade de sair de casa ou ter que pegar transporte público, os serviços de entrega e transporte explodiram em demanda.
Hoje, seguem ainda muito populares, já que facilitam a rotina de muita gente. Então, se você tem um carro ou moto, considere usá-los para se cadastrar em aplicativos de entrega de encomendas e alimentos ou de transporte particular.
6. Serviços para casa
Saber como instalar um chuveiro, montar móveis, consertar marcenarias, encanamentos, resolver problemas elétricos, entre outros serve para manter a sua casa sempre em ordem. Contudo, pode ser usado para garantir o mesmo benefício às casas do seu bairro, e você ainda ganha por isso.
Divulgue os seus serviços entre parentes e amigos e espalhe a informação pelo bairro. Sempre existe alguém precisando, e você pode estar perdendo essas oportunidades para lucrar.
7. Diárias de faxina
Essa é outra das tarefas do dia a dia que as pessoas têm pouco tempo para executar, portanto, é também uma excelente ideia de negócios. Você pode oferecer os seus serviços para as pessoas que você conhece e, se elas gostarem, podem te recomendar para cada vez mais pessoas. Assim, você nunca ficará sem serviço e iniciará um negócio bem sucedido.