Mesmo que você não queira saber como ser um influencer digital e trabalhar exclusivamente criando conteúdo na internet, não há como negar a importância da construção de uma presença digital forte, independentemente da sua área profissional.
Sem dúvidas, divulgar o seu trabalho online é indispensável, já que a relevância da presença na rede é cada vez maior no mundo atual. Ao longo da última década, com o avanço da tecnologia e a popularização das redes sociais, as pessoas passaram a se relacionar e a consumir muito mais online. De fato, é inegável que esse comportamento representa uma oportunidade para alcançar um público mais amplo e construir marcas sólidas.
Como ser um influencer digital: contextualizando a atividade.
Os digitais influencers usam as redes sociais, as plataformas de vídeos e os blogs, para compartilhar conteúdos criados especificamente para alcançar um determinado público-alvo. Há espaço para falar sobre moda, beleza, viagens, tecnologia, saúde, enfim, cada tema e cada abordagem será relevante para um tipo de perfil de seguidores.
Por isso, é tão importante construir uma identidade bem definida. É através dela que os influenciadores se diferenciam da concorrência e conquistam um público engajado. E, para essa construção, é fundamental demonstrar autenticidade e criatividade com consistência; criar conteúdos de qualidade que sejam realmente interessantes para os seguidores e diferentes dos demais.
Como investir na carreira de maneira estratégica.
O início da jornada dos digitais influencers pode ser bem desafiador. É preciso ter estratégia para investir tempo e esforço construindo conteúdos eficientes para conquistar os seguidores. Mais do que isso, é preciso ter um bom planejamento financeiro, afinal, a monetização geralmente demora um pouco para acontecer.
Os gastos iniciais para turbinar a presença digital podem ser significativos. As principais despesas são:
- a compra de equipamentos e softwares;
- a capacitação profissional para aprender a se comunicar, criar roteiros e a editar os conteúdos;
- os custos de produção, como transporte, viagens e aquisição de produtos para usar nos vídeos;
- o impulsionamento dos conteúdos por meio de anúncios e investimentos nas plataformas;
Além disso, é essencial ter recursos financeiros para cobrir os custos de vida até que a monetização comece a acontecer e o dinheiro comece a entrar na conta. A SuperSim pode ser sua parceira nessa trajetória, então, confira os empréstimos pessoais flexíveis e personalizados, que podem fazer a diferença no início da sua jornada.
Siga essas dicas e planeje-se financeiramente:
- Crie um orçamento e defina metas financeiras.
- Controle seus gastos e evite dívidas excessivas.
- Busque parcerias para começar a ganhar dinheiro mesmo sem ter tantos seguidores nas suas redes.
Como ser um influencer digital transparente e confiável para o seu público
Em tempos de publicidade desregulada e pouco fiscalizada, nas redes, muitos influenciadores acabam perdendo a credibilidade diante do público ao se renderem a parcerias pouco confiáveis e, muitas vezes, até ilegais.
Antes de pensar em dinheiro, é essencial ter consciência do quanto você pode influenciar o comportamento das pessoas, induzindo a erros e a acertos. O lucro e a monetização são importantes sim, mas jamais os coloque acima do interesse do público.
Quais são os maiores desafios no início da trajetória?
O início da carreira criando conteúdo nas redes é desafiador tanto do ponto de vista financeiro quanto profissional. Demora algum tempo até o trabalho começar a gerar resultados e, principalmente, lucros.
Portanto, ter um bom planejamento financeiro pode determinar o seu sucesso e garantir a sua resiliência para enfrentar os momentos mais incertos.
No começo da trajetória, é preciso investir: equipamentos, serviços, softwares, capacitação, anúncios. A partir daí, passará um longo período onde a renda é super inconstante, variando significativamente a cada mês.
Sendo assim, é essencial entender essa sazonalidade e buscar alternativas para minimizar essas oscilações.
A monetização sempre vai depender da frequência das publicações, da quantidade de seguidores, do alcance do conteúdo e do tipo de parcerias que o profissional conseguir fechar.
Toda essa dificuldade financeira pode impactar a construção da marca, levando o influenciador a produzir conteúdos de qualidade inferior ou a fechar parcerias que não estejam alinhadas aos seus valores ou interesses, o que pode prejudicar a autenticidade da marca.
Para proteger o seu trabalho, conte com a parceria da SuperSim: seja para fazer renda extra com o programa Multiplik, seja com os empréstimos pessoais super descomplicados e flexíveis, a SuperSim caminha ao seu lado nessa trajetória.