O empréstimo na conta de celular ou de telefone fixo é mais uma opção de empréstimo cobrado diretamente nas faturas de serviços essenciais, como o fornecimento de água, luz e gás.
O consumidor solicita o empréstimo na operadora da sua linha (se ela oferecer o serviço) e a cobrança das parcelas é feita automaticamente no boleto mensal da sua conta telefônica.
Esta modalidade de crédito é uma opção viável para quem tem score baixo ou para quem está negativado, porque a suspensão do serviço, por inadimplência, causa transtornos enormes ao consumidor, o que aumenta o compromisso com o pagamento das faturas.
Portanto, solicitar empréstimo na conta de telefone tem um lado prático, para quem está com dificuldade em conseguir empréstimo, que é a cobrança automática na fatura mensal, porém o não pagamento, implica no bloqueio da sua linha telefônica.
Como funciona o empréstimo na conta de telefone?
Para solicitar esta modalidade de empréstimo na conta de celular ou telefone fixo, é necessário ser maior de 18 anos e ser titular da conta. Em seguida, consultar a disponibilidade do serviço na sua operadora.
Esta atividade é permitida pela Anatel e é segura, mas não se deve deixar de consultar os termos e condições e , principalmente, as taxas cobradas, antes de contratar o serviço.
O ideal é simular o custo da operação e comparar com os custos de outras alternativas de empréstimo, disponíveis. Assim, será possível escolher a opção mais barata e com melhores prazos de pagamento, sem dispensar a praticidade e a segurança.
Tenha certeza de que cabe no seu orçamento
Como qualquer outro empréstimo em contas de consumo de serviços essenciais, como na conta de luz, de água ou de gás, em caso de inadimplência, o empréstimo na conta de telefone acarreta a suspensão do serviço, ou seja, a sua linha telefônica ficará bloqueada até o pagamento da conta. Não será permitido realizar ligações, nem usar a conexão de internet fornecida pela operadora.
Ficar sem o fornecimento da conexão telefônica pode causar um transtorno tão grande na rotina de qualquer pessoa, que é importante ter certeza da decisão, principalmente se o uso da linha for indispensável para você.
Inclusive, o não pagamento gera a cobrança de juros, multas e , posteriormente, a inclusão do CPF do titular nos registros dos órgãos de proteção ao crédito.