Há poucos anos, foi regulamentado o empréstimo na conta de luz, no qual as instituições financeiras concedem o crédito, mas as cobranças das parcelas são feitas no boleto da conta de energia.
Contudo, esse modelo de empréstimo não se popularizou tanto, porque pode atrapalhar ainda mais a organização das suas finanças. Afinal, ele vincula o pagamento da parcela do empréstimo ao fornecimento de um serviço tão essencial, como o abastecimento de energia elétrica. Por consequência, ao deixar de pagá-lo o consumidor poderá ficar sem abastecimento de energia, logo, ficará sem condições de usar aparelhos domésticos que são essenciais, como a geladeira e o ventilador. Além disso, ficará sem poder usar o chuveiro elétrico, micro-ondas, computador, aparelho de celular, a televisão, entre outros. Enfim, para quem tem o hábito de usar esses aparelhos, é difícil se acostumar a ficar sem eles.
Como funciona esse tipo de empréstimo?
Entender como essa modalidade de crédito opera vai te ajudar a avaliar se ela vale a pena ou não para você.
De maneira geral, o empréstimo na conta de luz é confiável, uma vez que é feito por uma instituição financeira legalizada, em associação com a companhia de energia elétrica, da sua cidade. Ou seja, o valor é disponibilizado pela financeira e é cobrado pela empresa de energia, diretamente na sua conta, no mesmo boleto.
Dessa forma, nesse tipo de empréstimo, o cliente pode ter mais facilidade em conseguir a aprovação do crédito, porque em caso de inadimplência, o fornecimento de energia elétrica fica suspenso, no local.
Portanto, o cliente terá que lidar com o transtorno de ficar sem energia elétrica e, hoje em dia, é muito difícil ficar sem usar aparelhos elétricos, afinal, dependemos deles para as mais básicas atividades: conservar os alimentos, na geladeira, usar chuveiro elétrico, carregar o aparelho celular e por aí vai.
Ou seja, no final das contas, é como se o cliente estivesse colocando o fornecimento de energia elétrica como garantia de pagamento ao crédito concedido, consequentemente, as chances de aprovação nesse tipo de empréstimo são um pouco maiores.
Empréstimo na conta de luz é confiável?
Considerando que essa transação é feita por empresas legalizadas, o empréstimo na conta de luz é confiável, ou seja, não oferece nenhum risco extraordinário ao usuário.
Por outro lado, esse tipo de empréstimo pode comprometer o acesso do cliente à energia elétrica, que é um serviço tão essencial, no dia a dia.
Portanto, para evitar aborrecimentos futuros, é necessário ter um bom planejamento financeiro, caso queira solicitá-lo.
Inevitavelmente, emergências podem acontecer, dessa forma, tomar esse empréstimo pode parecer mais acessível, a princípio. Entretanto, se o cliente ficar inadimplente, o seu fornecimento de energia será suspenso.