O parcelamento de boletos é um recurso relativamente recente que veio para facilitar a vida financeira de muitas pessoas. Sabe aquele mês em que as contas ficaram mais altas do que o seu orçamento ou quando você deseja fazer uma compra, mas não tem cartão de crédito? O boleto parcelado é uma alternativa bastante útil.
Mas quais as características e condições desse recurso? Como parcelar boleto corretamente? Como saber se essa é a melhor alternativa para as minhas necessidades? A gente te ajuda a entender tudo sobre como parcelar boleto. Confira!
Como funciona o parcelamento de boletos?
Conforme o mercado notou essa necessidade por parte do consumidor, cada vez mais formas de parcelamento por boleto surgiram. Hoje em dia, vários sites de compras, como o Mercado Livre, já oferecem a funcionalidade.
Contudo, é possível também recorrer a intermediadoras bancárias, como o PicPay, ou, até mesmo, ao seu banco, via Internet Banking, telefone e, até mesmo, WhatsApp.
Ao parcelar um boleto, a instituição que você escolheu para o serviço envia o valor à vista para a empresa na qual foi feita a compra e divide o valor final em partes menores, para facilitar o pagamento. Aliás, é essa intermediadora que recebe o pagamento das parcelas, e não mais aquela em que a compra foi originalmente feita.
O que eu posso parcelar por boleto?
É possível parcelar tanto compras em geral como também contas de consumo, como água, luz, telefone, gás e condomínio. Assim, o consumidor consegue aliviar o bolso nos meses mais complicados e evita ficar inadimplente.
Contudo, existem algumas condições atribuídas a essa modalidade de consumo, às quais o consumidor precisa estar atento para evitar surpresas.
É vantajoso parcelar no boleto?
O parcelamento no boleto, assim como outras formas de facilitação de acesso ao crédito, conta com taxas de juros, que podem variar conforme a instituição financeira responsável pelo serviço, a quantidade de parcelas, a análise de crédito do consumidor, entre outros pontos.
Justamente por elevar o valor final da compra, para muitas pessoas o parcelamento por boleto pode se tornar uma alternativa com mais desvantagens do que vantagens. Nesses casos, contar com outras opções, seja para manter o pagamento das contas em dia, seja para conseguir fazer as compras no momento em que for necessário, é essencial.