O Serasa Score é um índice que retrata a sua situação financeira, isto é, quanto mais alta for a sua pontuação, melhor é a sua condição em relação a: endividamento, atraso de pagamentos de contas, histórico financeiro, entre outras informações.
A maioria das instituições financeiras baseiam a sua análise de crédito no Serasa Score, afinal ele resume de forma muito concisa e, ao mesmo tempo, completa, o perfil de cada cliente, indicando se ele oferece riscos de inadimplência ou não.
Desse modo, além de refletir a realidade financeira de cada um, a pontuação influencia a acessibilidade das pessoas aos principais serviços financeiros, tais como, abertura de contas bancárias, obtenção de todos os tipos de crédito, como empréstimos pessoais, financiamentos e até mesmo, cartão.
Quer saber mais sobre como melhorar a sua pontuação, para ter acesso a prazos melhores, limites maiores e taxas mais baratas na hora de solicitar crédito?
Então, confira esse guia prático e organize as suas finanças com muito mais facilidade!
Como funciona o cálculo do Serasa Score?
A Serasa calcula a pontuação a partir do comportamento financeiro de cada pessoa, com o propósito de indicar para o mercado os riscos em oferecer crédito e as chances que cada um tem de pagar as contas sem atraso.
A pontuação pode variar de 0 a 1000 – quanto maior, mais fácil será ter o seu pedido de crédito aprovado. Ao mesmo tempo, quem tem o score alto tem acesso a limites maiores e melhores condições de pagamento.
Atualmente, a Serasa faz o cálculo da pontuação considerando seis critérios, na seguinte ordem de importância:
- Pagamento de crédito;
- Consulta para serviço e crédito/comportamento de consultas (por exemplo a quantidade de consultas em um curto espaço de tempo);
- Histórico de dívidas;
- Tempo de uso do crédito;
- Crédito contratado;
- Pagamento de dívidas.
Quando avaliam um perfil, as empresas de crédito observam a faixa de risco do cliente, ou seja, não importam pequenas oscilações nos pontos acumulados, mas sim, em que faixa a pessoa se encontra.
Quanto maior a pontuação, menor o será o risco, logo, maiores serão as chances de aprovação:
- Excelente: 701-1000
- Bom: 501-700
- Regular: 301-500
- Baixo: 0-300
Em resumo, o score, calculado pela Serasa, retrata o seu perfil de crédito: se a sua pontuação é baixa, as suas chances de pagar as contas em dia também são baixas. Por isso, ter a pontuação baixa pode dificultar o acesso a todos os tipos de crédito, como: empréstimos, financiamentos, cartões de crédito, entre outros.