Hoje em dia, qualquer cartão oferece livre acesso à fatura aberta, através do aplicativo ou site oficiais. Entretanto, é muito comum fazer cartão de crédito e acabar perdendo as contas de todas as despesas realizadas através desse meio de pagamento.
O problema é que se você deixar de pagar o boleto, por algum motivo, ou se pagar apenas parte do saldo devedor, as taxas cobradas de juros e multas são impressionantes – extremamente altas.
Por isso, é super importante tomar alguns cuidados ao fazer cartão de crédito, justamente para não se enrolar depois.
Confira!
Como fazer cartão de crédito com responsabilidade?
Antes de mais nada, vale a pena ressaltar que ao contrário do dinheiro físico, que podemos ver, tocar e, de fato, ter noção do montante gasto, o cartão é um meio de pagamento que movimenta o dinheiro de maneira quase abstrata – é muito comum ter menos consciência das despesas ao usar o cartão.
Por isso, as pessoas comumente perdem a noção do valor gasto e acabam extrapolando os limites da sua própria realidade financeira. Além disso, ele causa uma sensação de disponibilidade financeira ilimitada, o que pode levar a gastos impulsivos.
Portanto, antes de usar o cartão, tenha muita clareza sobre:
- o limite de crédito do cartão – que deve ser condizente com a sua capacidade de pagamento;
- as datas de vencimento – que precisam ser próximas à data do recebimento da sua remuneração, renda ou salário, para evitar que falte dinheiro para pagar a conta do cartão em dia;
- as regras do uso do crédito rotativo – entenda exatamente quanto custaria deixar de pagar ou realizar o pagamento parcial da fatura.
Sem dúvidas, mesmo tomando essas medidas, é fundamental acompanhar os lançamentos na fatura do cartão, através do aplicativo ou site da empresa que disponibilizou o crédito.
Como ter o máximo de benefícios ao fazer cartão de crédito?
As operadoras dos cartões geralmente oferecem diversos benefícios para conquistar os consumidores. Contudo, há também armadilhas, como a cobrança de taxas de seguro e de anuidade para o uso do crédito.
De forma geral, as maiores vantagens oferecidas são:
- programas de recompensas;
- segurança e proteção para o consumidor;
- seguro viagem;
- seguro residencial;
- milhas para comprar passagens aéreas;
- pontos para trocar por produtos;
- cashback.
Nem todos os cartões oferecem essas vantagens. Então, solicite o cartão com a operadora que te oferecer os melhores benefícios pelo menor custo.
Como lidar com as dívidas do cartão?
Por ter as taxas de juros e as multas mais altas, em caso de atraso do pagamento, as dívidas do cartão são super perigosas.
Se, por algum motivo, você tiver que deixar de realizar o pagamento, não deixe a dívida rolando no crédito rotativo do cartão. A melhor saída é solicitar um empréstimo pessoal, com taxas mais baixas e usar esse recurso para quitar a dívida do cartão.
Na SuperSim há uma linha de crédito pessoal online ideal para te ajudar a lidar com essas despesas de forma bem mais equilibrada.