Antes de mais nada, as parcelas do empréstimo precisam ter um custo compatível com o seu orçamento mensal, certo? Caso contrário, essa cobrança pode desequilibrar a sua vida financeiramente. Contudo, ao solicitar o empréstimo, nem sempre essa informação é exposta com clareza – muitas vezes, o valor cobrado só é conhecido de fato, quando chega o boleto.
De fato, se a função do empréstimo é te ajudar a lidar com os seus gastos, para fazer a gestão das suas finanças pessoais de maneira mais tranquila, de que adianta contratar esse serviço e se deparar com uma cobrança incompatível com o seu orçamento mensal? Parece algo incoerente.
Na SuperSim, antes mesmo de solicitar o seu empréstimo, todas as informações necessárias referentes às condições de pagamento, são expostas com total clareza e transparência. Mais do que isso, oferecemos uma ferramenta gratuita que torna esse cálculo muito mais simples: o nosso simulador de empréstimo.
Essa facilidade permite, entre outras coisas, que você possa comparar as diferentes ofertas disponíveis para você, personalizar o tipo de empréstimo para ajustá-lo ao seu orçamento mensal, com flexibilidade e, assim, escolher de maneira informada, aquela que for melhor.
Como funciona o cálculo das parcelas do empréstimo
Entender como funciona é um passo fundamental para saber como calcular o custo total do seu empréstimo, considerando o prazo, as taxas, as tarifas e os impostos incidentes.
Então, se você não quiser ter surpresas todo mês ao abrir o boleto, antes de contratar o empréstimo, verifique os custos de cada uma dessas informações.
No site da SuperSim, por exemplo, é muito fácil identificar:
- as taxas de juros;
- os prazos de pagamento;
- as tarifas;
- os impostos;
- o custo efetivo total;
Mas, como cada empréstimo é personalizável e flexível, o simulador desempenha um papel fundamental: ele faz o cálculo na hora considerando o seu perfil, o prazo definido e o valor desejado. Viu a importância de escolher uma fintech que seja transparente e traga soluções para facilitar a sua vida, democratizando o acesso ao crédito?
Veja como é feito o cálculo:
O simulador realiza todo o trabalho automaticamente para você, mas, mesmo assim, vale a pena saber como é feito esse cálculo.
Para calcular cada parcela de empréstimo deve ser levado em consideração o custo total cobrado pelo serviço, que dependerá do prazo escolhido e do valor dos juros, tarifas e impostos.
Em outras palavras, se o custo total é uma porcentagem do valor do empréstimo, proporcional à quantidade de meses escolhidos para realizar o pagamento e ao custo das taxas de juros, tarifas e impostos. Por isso, quanto maior for o prazo ou as taxas cobradas ao mês, maior será o custo total.
Só para ilustrar, confira esse exemplo: para um empréstimo de R$ 1.000, com 12 meses como prazo de pagamento, taxa de juros de 12.5%, ao mês e custo efetivo total de 12.9%, ao mês, o valor de cada parcela do empréstimo será R$ 175.72.
Como funciona o simulador?
Para usar o simulador, basta seguir o passo a passo:
- Acesse o site da SuperSim (supersim.com.br).
- Clique em “Simular empréstimo”.
- Preencha seus dados.
- Escolha o valor e o prazo para pagamento desejados.
Pronto! O simulador faz o cálculo das parcelas do empréstimo na mesma hora!