Os comerciantes têm mais uma pergunta para fazer quanto quiserem saber qual forma de pagamento será escolhida pelo cliente:
– “Quer parcelar no cartão ou no PIX?”
É isso mesmo! O PIX agora também disponibiliza uma linha de crédito para os usuários.
Quer saber se vale a pena para você? Conheça as regras deste novo recurso.
Como usar o PIX parcelado?
Essa nova forma de pagamento é um tipo de crédito pessoal, como o cartão de crédito, o cheque especial e o empréstimo.
Para o seu uso, são cobrados taxas e juros e a aprovaçao do limite de crédito vai depender da análise do perfil de cada usuário. Ou seja, é parecido com os demais tipos de crédito, disponíveis no mercado.
Na prática, o banco envia o valor completo do pagamento ao solicitante (por exemplo, o lojista) e cobra do cliente o valor de forma parcelada. O custo desta operação varia entre as instituições financeiras que a oferecem.
Qual é a vantagem?
Parcelar PIX pode ser vantajoso em algumas situações. A principal delas é quando não houver limite disponível no cartão de crédito, para parcelar as compras. O PIX parcelado pode ser uma opção rápida e barata de crédito instantâneo. É vantajoso, também, para pagar boletos, desde que a taxa seja atrativa.
Como em qualquer linha de crédito, no parcelamento por PIX, os benefícios precisam ser avaliados caso a caso, sempre comparando o custo de cada opção.
Se houver uma outra alternativa de pagamentos com juros e taxas menores, opte por ela.
Quem pode parcelar PIX?
Para pagar com PIX parcelado, você precisa ter uma conta bancária com o PIX habilitado. Além disso, é necessário ter mais de 18 anos porque, como qualquer outro serviço de crédito, o parcelamento no PIX só é permitido para maiores de idade ou emancipados.
Para a liberação da funcionalidade na sua conta, a instituição financeira faz uma análise de crédito, para decidir o custo, as taxas cobradas e o limite disponível para você. A partir daí, pode ser que o recurso seja ou não aprovado.
Parcelar PIX é bom se:
- houver desconto para as compras realizadas com essa forma de pagamento, desde que o desconto oferecido seja maior do que o custo que você pagará pelo parcelamento via PIX;
- acontecer alguma situação emergencial, em que não haja outra opção de crédito rápido mais barato;
- tiver certeza do saldo disponível para as parcelas que serão cobradas, nos meses seguintes. Caso contrário, a instituição pode usar o limite do seu cheque especial para cobrir o débito, fazendo incidir taxas ainda mais altas sobre a dívida.