Como ganhar dinheiro realizando trabalhos autônomos?...
Quer saber, na hora, qual é o seu limite de crédito...
Existem muitas formas de ganhar dinheiro na internet, mas sem dúvidas, vender conhecimento é a melhor delas. Como assim “vender conhecimento”? É simples, qualquer material criativo ou intelectual que você produza, rico em conteúdo interessante, pode ser publicado online e gerar renda passiva por muito tempo, isto é, sem que você precise ter qualquer trabalho adicional.
Você tem conhecimento profundo sobre algum tema relevante? Tem facilidade em transmitir esses saberes, de forma clara, didática e envolvente? Se a sua resposta for SIM, você tem um imenso potencial de fazer muito sucesso na rede. Quer saber como?
Pois é, não basta apenas produzir o material, despejando um monte de informações e publicar na rede, de qualquer jeito. Para ganhar dinheiro de verdade, você precisa seguir algumas regrinhas básicas.
Em primeiro lugar, é necessário compreender que para cada tipo de conteúdo, há uma plataforma ideal para trabalhar. Dessa forma, antes de começar, reflita sobre:
Partindo dessas premissas, você vai conseguir produzir um material muito mais alinhado ao tipo de plataforma e ao tipo de público que tem mais chances de consumir o seu conteúdo.
Para vender conhecimento, o formato (vídeo, e-books, cursos, entre outros), o tipo de linguagem, a estética e tudo mais que estiver relacionado ao estilo e ao argumento do material, precisa estar alinhado aos interesses do seu público-alvo.
Então, além de escolher uma temática que você domine bem, é preciso falar sobre assuntos que estejam em voga no momento, em alta. Afinal, quanto maior for a demanda, mais gente estará disposta a pagar para acessar aquilo que você produzir.
Transformar o seu conhecimento em um produto vendável, que desperte interesse no público, gerando engajamento e muitas visualizações é parte do processo de monetização, ou seja, formatar o conteúdo produzido para, de fato, ganhar dinheiro. É possível fazer isso, basicamente, de três formas:
Dedique um tempo para criar um conteúdo relevante, útil para o seu público, recheado de informações novas e sobretudo atualizadas. Pense na forma e no estilo que você deve usar nessa construção – você precisa envolver o seu espectador.
A ideia não é apenas replicar informações ou despejar conhecimento, como se fosse um robô, de forma impessoal e neutra. Vale muito mais colocar o seu ponto de vista: isso tornará o seu conteúdo genuíno e fará com que as pessoas realmente se identifiquem com ele. Então, deixe a sua personalidade transparecer e se aprofunde nos temas que quer desenvolver.
Além disso, para alcançar cada vez mais gente, é fundamental publicar com frequência, engajar o público (respondendo aos comentários, por exemplo) e acompanhar as novidades das plataformas. Outro fator importantíssimo é usar as palavras-chave certas nos títulos e nas descrições do seu conteúdo.
Você não precisa se limitar a um ou outro formato; é possível adaptar o mesmo conteúdo para diversas plataformas diferentes. Contudo, escolha aquelas que ofereçam recursos de monetização, como exibição de anúncios ou venda de cursos.
De maneira geral, cada plataforma tem as suas próprias regras e requisitos para monetização.
As principais plataformas para vender conhecimento, atualmente, são:
Cada um desses veículos tem seus próprios requisitos para a monetização como número mínimo de seguidores, minutos assistidos, quantidade de visualizações, quantidade de compartilhamento, entre outros. Conheça as regras para conseguir atender a todos esses requisitos em menos tempo.
Vale também diversificar as plataformas para promover o seu produto; só para ilustrar, se você quiser vender cursos online, divulgue-os nas principais redes sociais, abra um canal no YouTube para falar sobre o seu curso, faça lives na Twich, ou seja, quanto mais lugares você explorar, mais visibilidade terá o seu trabalho.
Se você quer produzir conteúdo de alta qualidade e valor agregado, vai precisar investir um pouquinho nessa produção; para ganhar dinheiro no YouTube, por exemplo, você vai precisar de vídeos bem feitos, visualmente bonitos e bem editados. Então, se você não for um profissional de audiovisual, vai precisar contratar estes serviços, mais cedo ou mais tarde.
Vender conhecimento na internet pode ser uma excelente fonte de renda, desde que você saiba aproveitar as ferramentas disponíveis. Se quiser um recurso extra para turbinar o seu conteúdo, conheça o nosso simulador de empréstimo e encontre o modelo perfeito para você!
Quer impulsionar o seu vídeo para ganhar dinheiro no YouTube? Conte com a SuperSim!