Valores a Receber: como resgatar seu dinheiro esquecido em contas bancárias?

Você já consultou a plataforma Valores a Receber do Banco Central? É gratuito, super rápido e pode render ganhos importantes! Confira como funciona!
Muita gente tinha dinheiro parado, esquecido em contas bancárias antigas, inclusive, relacionadas a pessoas falecidas. O volume total era gigantesco – dinheiro que poderia circular na economia, estimulando o mercado nacional, mas que estava se desvalorizando nos bancos.
Para resolver esse problema, o Banco Central desenvolveu o programa Valores a Receber: uma plataforma que pesquisa em todo o sistema bancário, se há alguma conta bancária associada ao seu CPF ou ao CNPJ da sua empresa, com saldo parado, disponível para saque.
Quer saber como consultar Valores a Receber, de maneira segura e fácil? Continue lendo!

Conheça as soluções financeiras que contribuem para a sua estabilidade!

Consulte os valores a receber com facilidade!

Como consultar Valores a Receber pelo sistema do Banco Central?

Mesmo que você pense que não há valores a receber, é importante conferir a plataforma. Vale a pena verificar também em nome dos parentes falecidos e, se houver, de empresas, mesmo que fechadas. Pode ser que, inesperadamente, haja uma quantia significativa, disponível para você – dinheiro que pode fazer muita diferença na sua vida financeira.
Como consultar os Valores a Receber pelo sistema do Banco Central – passo a passo:

O sistema verifica na mesma hora se há algum saldo disponível esquecido em contas bancárias e as informações para entrar em contato com as instituições financeiras responsáveis e solicitar o saque.

Como sacar o dinheiro esquecido?

Se houver dinheiro em alguma conta bancária, o resgate poderá ser feito por PIX ou transferência – basta entrar em contato com a instituição financeira responsável pela conta esquecida e se informar sobre regras de segurança específicas. Para pessoas falecidas, por exemplo, o saque só será permitido aos herdeiros, mediante a apresentação da documentação referente ao óbito e à partilha.
Vale ressaltar que o resgate deve ser feito o quanto antes, afinal, dinheiro parado só se desvaloriza. Sendo assim, se você tiver a sorte de descobrir alguma quantia esquecida por aí, realize o saque imediatamente e aplique da melhor maneira.
Se for um valor relevante, vale investir em alguma aplicação que ofereça um bom rendimento. Assim, o dinheiro vai se valorizar e poderá ser usado para realizar planos, projetos e até para formar uma reserva de emergência.
Alguns exemplos de investimentos seguros, que oferecem rendimentos maiores do que o crescimento da inflação são:

Alguns bancos digitais disponibilizam contas com o rendimento parecido, mas com maior liquidez. Contudo, antes de depositar o dinheiro, verifique se a instituição financeira garante a proteção do seu saldo, com recursos como o do Fundo Garantidor de Crédito.

Gestão consciente dos valores a receber – equilíbrio financeiro garantido

Se você deseja conquistar os seus sonhos e realizar as suas metas, construindo um futuro financeiramente estável, você precisa gerir os seus recursos com responsabilidade e consciência: o planejamento é a chave, especialmente se você tiver rendimentos limitados, como a maioria das pessoas.
Uma boa gestão financeira envolve gerenciar os gastos com inteligência, fugindo do endividamento excessivo e, ao mesmo tempo, estar atento aos valores que tem a receber, cobrando o cumprimento dos seus direitos, sempre que necessário. Muitas vezes, é necessário exigir o pagamento correto perante os seus empregadores, o INSS ou até mesmo as instituições financeiras. Por isso, é tão importante conhecer os seus direitos e saber cobrar aquilo que lhe for devido imediatamente, bem como consultar os Valores a Receber, com frequência. A distração e a falta de controle podem sim afetar negativamente a sua saúde financeira.

Como aplicar o dinheiro esquecido estrategicamente?

Estabeleça as suas metas financeiras e planeje-se para realizá-las

Independentemente de quanto dinheiro você recebe, tente criar o hábito de poupar um pouquinho a cada mês. Pode ser que nem todo mês seja possível, mas muitas vezes, grandes oportunidades de economizar são desperdiçadas por falta de perspectiva e motivação.
De fato, a melhor forma de conseguir permanecer firme e motivado a guardar dinheiro é o estabelecimento de metas financeiras, que sejam importantes para você, tais como:

Ao definir objetivos claros e realistas, torna-se mais fácil manter o foco e conseguir guardar o dinheiro para usar futuramente de uma forma mais inteligente.

Realize seus projetos com a ajuda da SuperSim

Na SuperSim você vai encontrar soluções que podem ser úteis para a conquista dos seus objetivos financeiros: empréstimos pessoais online, super descomplicados e acessíveis, com condições flexíveis de pagamento.
Seja para realizar projetos, seja para lidar com despesas emergenciais, a SuperSim é sua parceira nessa trajetória!

Soluções práticas para manter a estabilidade financeira

Sem um planejamento realista e uma boa gestão, dificilmente uma pessoa conseguirá se manter financeiramente estável, seja qual for o seu rendimento mensal. Então, se você deseja conquistar seus sonhos e melhorar a sua situação financeira, o melhor caminho é o gerenciamento eficiente das despesas e da renda.
Consulte se você tem algum dinheiro a receber e exija o cumprimento dos seus direitos imediatamente – qualquer valor pode fazer muita diferença na sua vida, especialmente se você souber investir com inteligência.
Dinheiro esquecido e parado não rende, pelo contrário, se desvaloriza. Portanto, consulte e resgate o que é seu e use para realizar os seus sonhos.

Explore as soluções da SuperSim!

Tags do post

Escrito por:
Imagem do autor
luana
Você também vai gostar: