Quer triplicar as suas chances de aprovação? Conheça o...
Sabia que existe uma maneira acessível e segura de fazer...
Muitas pessoas têm uma visão negativa sobre empréstimos, achando que essa é uma medida para quem está com dificuldades financeiras ou fez um mal planejamento ao longo da vida. Mas sabia que grande parte das empresas de todos os tamanhos utilizam empréstimos para iniciar as atividades e crescer?
Empréstimo para empreender é, na verdade, um investimento em ideias que podem dar muito lucro lá na frente, mesmo que não haja o capital inicial agora. Neste conteúdo especial, vamos focar no uso de empréstimos para abrir um negócio, mesmo que seja só você, uma boa ideia na cabeça e muita vontade de construir o seu próprio sucesso. Acompanhe!
Nos últimos anos, a internet e a acessibilidade a canais de informação fizeram aumentar consideravelmente a vontade de empreender dos brasileiros. Com novos perfis de consumo digital, identificação e proximidade entre marcas e clientes, nunca foi tão promissora a ideia de ter o seu próprio negócio e trabalhar com um nicho de público.
Um exemplo disso é que quase 70% das empresas no Brasil hoje são no modelo MEI (Micro Empreendedor Individual). São pessoas que confiam em sua capacidade de trabalhar e encantar para se tornarem donas do próprio negócio.
Mas como esse número pode ser tão alto se passamos por uma crise sanitária histórica agora mesmo? E como perfis que geralmente têm pouco poder aquisitivo, como jovens de 18 a 24, abriram MEI em volume 204% maior em 2021?
A resposta é simples: você não precisa de um grande capital para iniciar. Ferramentas de gestão, serviços de logística, plataformas de comunicação, todas essas soluções são mais acessíveis nos últimos anos.
Isso significa que, com uma boa ideia e foco no seu cliente, é possível fazer muito gastando muito pouco. Empreender hoje é uma oportunidade para todos.
Mesmo que a barreira inicial de um negócio hoje seja bem menor do que já foi no passado, também não podemos nos enganar: abrir uma empresa tem seus custos.
Um e-commerce, por exemplo, precisa adquirir os produtos antes de receber o lucro das primeiras revendas. Alguém que presta um serviço manual precisa primeiro de boas ferramentas. Mesmo que seu negócio seja inteiramente virtual, é preciso pensar em custos de equipamentos, luz elétrica, internet etc.
Ou seja, mesmo que não muito, é preciso ter capital para começar, principalmente se você quer investir em divulgação para crescer o quanto antes: panfletagem, anúncios em redes sociais, conteúdo relevante, entre outros exemplos.
É por isso que muitos negócios preferem utilizar um empréstimo para empreender de cara. Escolhendo a quantia ideal e as melhores opções, esse fluxo ajuda a consolidar a rotina de trabalho e atingir os clientes que precisa para caminhar com as próprias pernas.
Isso é ainda mais importante para quem vai empreender por conta própria, individualmente. O empréstimo ajuda você a investir na sua ideia sem comprometer as outras contas de casa e da vida pessoal, uma dificuldade que pode se tornar uma distração.
Se você tem um bom planejamento e foco no que quer fazer, o empréstimo é um impulso para voar.
Existem diversas maneiras de conseguir o financiamento que você precisa na hora de tirar uma boa ideia do papel. Empréstimos para empreender em diferentes tamanhos, modalidades e para várias finalidades. Veja as opções mais comuns no mercado.
O empréstimo pessoal é muito utilizado, inclusive, para quem busca iniciar o seu próprio negócio, já que algumas barreiras são mais baixas e os valores costumam ser suficientes para empreender — dependendo da sua ideia, não é preciso uma grande soma de antemão para fazer o negócio acontecer.
O maior obstáculo nesse caso é ter que passar por uma análise de crédito que pode ser injusta em algumas instituições bancárias. Pessoas desbancarizadas ou negativadas precisam encontrar soluções mais modernas de empréstimo, como é o caso da SuperSim.
Essa modalidade ajuda quem quer um montante maior para começar e está com dificuldade de negociar com as instituições. Geralmente, utiliza-se um bem pessoal como um veículo de garantia para o pagamento do valor, reduzindo o risco do banco e dando acesso a uma linha de crédito maior.
O empréstimo consignado é aquele em que o pagamento é feito de maneira indireta, já descontada na folha salarial ou na aposentadoria do cliente. É outra oportunidade para conseguir negociar valores maiores com o banco.
Uma boa ideia para quem pensa sério em empreender é abrir a empresa mesmo antes de começar as atividades de fato. Com um CNPJ, você tem acesso a linhas de crédito empresariais, que podem entrar em programas de desenvolvimento que facilitem o seu acesso a empréstimos maiores e com melhores condições.
Até aqui falamos sobre os principais tipos de empréstimo tradicionais para empreender, mas existem outras duas soluções que estão se tornando cada vez mais populares.
Primeiro, temos a opção do investidor anjo. São pessoas, organizações e empresas que gostam de investir em ideias promissoras e injetam capital em quem está começando em troca de participação nos lucros futuros.
Se você acha que a sua ideia tem tudo para ser um sucesso, montar uma apresentação para programas de aceleração de startups se torna uma grande oportunidade de crescer rápido.
O financiamento coletivo não é um empréstimo, mas funciona como um adiantamento de receitas que pode ser o que você precisa para tirar o negócio do papel.
Nesse modelo, você apresenta o produto ou serviço que quer iniciar e pede para familiares, amigos e a comunidade o dinheiro que precisa para realizar a ideia. Quando atinge o objetivo, você utiliza esse capital inicial para viabilizar o produto e entregá-lo a todo mundo que participou do financiamento.
A partir daí você tem a divulgação e a base de clientes que precisa para um primeiro impulso. É uma solução boa para quem já tem um círculo ativo de pessoas que podem se engajar em sua empresa de cara e confiam na sua entrega.
Independente do modelo de empréstimo para empreender, todos eles trazem uma oportunidade para transformar o seu sonho em realidade e ter seu negócio caminhando com as próprias pernas. Veja as maiores vantagens!
Da empresa mais simples até a maior delas, todas precisam de capital para investir e, a partir desse investimento, oferecer produtos e serviços.
Se você pretende vender doces, por exemplo, precisa dos ingredientes. Se vai criar um serviço digital, precisa de servidores e plataformas. O empréstimo é uma forma de garantir a qualidade que você precisa para transformar fornecimento em grandes produtos.
Se você tem uma empresa, isso facilita a busca por empréstimos maiores e com melhores condições. Ou seja, é uma via de mão dupla: com um negócio promissor você consegue o empréstimo e, assim, transformar a promessa em realidade.
Além da matéria prima e das ferramentas para o seu trabalho, a divulgação hoje é muito importante para o sucesso de um negócio em seu início. Parte do valor do empréstimo dará muito retorno se investida em Marketing Digital, parcerias de divulgação, panfletagem etc.
Uma ideia muito boa para empreender com segurança é fazer com que o empréstimo se torne o seu capital prioritário.
Assim, mesmo que você tenha os meios de investir por conta própria, evita comprometer suas contas pessoais e de casa. Separar o dinheiro da empresa e da família permite gerenciar os dois sem misturar as coisas e atrapalhar sua rotina.
Muitos negócios, mesmo no início, precisam de um ou dois funcionários para que funcionem da maneira planejada por você e atenda bem aos clientes.
Dependendo do montante emprestado, você consegue garantir os primeiros meses de salário para fazer o negócio acontecer e, gradualmente, transicionar para o pagamento com faturamento próprio.
Hoje qualquer pessoa pode atingir um público grande se tiver as ferramentas digitais certas. A tecnologia ajuda a gerir, comunicar e entregar a sua ideia inicial.
Um empréstimo bem pensado pode servir para contratar e adquirir soluções tecnológicas. Plataformas, softwares, serviços de atendimento ao cliente, entre outros. Assim, você já começa o negócio abraçando oportunidades no país e no mundo inteiro.
Agora que você entende melhor as opções à sua disposição, fica a pergunta: algum deles é mais adequado para quem está começando a empreender?
A verdade é que não existe uma resposta definitiva. A melhor alternativa de empréstimo depende muito das suas necessidades, da sua realidade e do tipo de produto ou serviço que você quer entregar.
Mas isso não significa que você não pode definir a melhor escolher para o seu caso. Veja a seguir como planejar valores e condições que se encaixam no que você precisa!
Toda empresa precisa de um plano de negócio para começar. Além de mapear oportunidades e desafios de mercado, você vai entender quanto precisa de capital inicial para não patinar logo de cara. Isso vai ajudar muito a escolher o empréstimo ideal.
Dentro desse plano, você pode trabalhar de maneira mais específica projetando o quanto você pretende ganhar nos primeiros meses e anos de empreendimento. Quais serão os custos, os preços e a margem de lucro.
Assim, você sabe quanto dinheiro deve sobrar no fim do mês e, a partir disso, quais são as melhores condições e parcelas para pagar o empréstimo o quanto antes.
Dentro do universo dos empreendedores, existem pessoas mais conservadoras, mais ousadas, mais planejadoras, entre varias outras características. O seu perfil de gestão e seus objetivos profissionais e pessoais também falam muito sobre o melhor empréstimo para empreender.
Um erro muito comum em quem está começando a empreender é não monitorar bem gastos e ganhos. Controle financeiro é vital para qualquer empresa.
No caso do empréstimo, é importante ter pulso firme nos compromissos de pagamento, para evitar multas e juros que vão estrangular seu faturamento no início.
Ainda dentro desse mesmo assunto, é preciso notar que nem sempre o empréstimo é o vilão do controle financeiro para quem empreende. Pelo contrário, muitas vezes serviços, cartão de crédito e outros acabam corroendo ainda mais o seu caixa, diminuindo sua estabilidade inicial.
Portanto, priorize aqueles gastos que mais representam ameaças ao negócio no futuro. Por exemplo, vale muito a pena pegar um empréstimo pontual para pagar dívidas quando as condições delas são mais desafiadoras.
Pegando um gancho no item anterior, as melhores condições de empréstimo são fundamentais para garantir seu sucesso. Quando as taxas e condições são claras, fica mais fácil planejar o seu futuro e não cair em armadilhas.
Se você quer começar crescendo, encontre serviços financeiros que se alinham com sua vontade de trabalhar e tornar sua ideia realidade. Isso vai facilitar muito o seu caminho desde o primeiro dia de funcionamento da empresa.
Se você deseja começar a empreender com segurança e com tudo que precisa para se destacar logo de cara, a SuperSim pode ser a melhor parceira possível para este momento.
Em nosso serviço digital e inteligente de pequenos empréstimos, você pode receber de 250 a 2500 reais com condições especiais (até 12x) e limite de crédito crescente se você se tornar recorrente.
Isso significa que é possível conseguir imediatamente o capital necessário para os primeiros passos e ainda garantir condições ainda melhores à medida que o negócio cresce. Aceitamos até negativados, ou seja, você pode usar esse passo inicial da empresa para consolidação e, com o faturamento nos primeiros meses, positivar o seu nome no mercado.
Que tal então apostar em você e conseguir um empréstimo para empreender agora mesmo? Para se planejar e ter o maior retorno possível de seu investimento, faça nossa simulação online: