Usar empréstimo para quitar dívidas é uma boa solução?

Como escolher a melhor estratégia para organizar as finanças? Será que usar um empréstimo para quitar dívidas é uma boa saída? Essas dúvidas têm passado pela sua cabeça? Então, saiba que você não está só.
Se endividar em algum momento da vida é algo super comum – aliás, quase metade da população brasileira tem enfrentado problemas relacionados ao endividamento. Mas, não é por isso que você vai deixar as dívidas correndo soltas, crescendo descontroladamente, certo?

Perder o controle pode causar prejuízos que vão muito além das cobranças de multas e juros. Portanto, continue lendo e descubra soluções que podem te ajudar a colocar as suas finanças nos trilhos, sob controle, para acabar de vez com as dívidas.

Simular empréstimo online com as melhores condições de pagamento da SuperSim.

 

Empréstimo para quitar dívidas é uma boa solução?

Empréstimo para quitar dívidas – alternativa rápida e segura

O uso consciente do empréstimo e a decisão de usá-lo para quitar dívidas dependerá de alguns fatores, que vamos detalhar adiante. De fato, a praticidade e a rapidez do empréstimo pessoal online são qualidades bastante positivas, especialmente quando há urgência em eliminar alguma dívida.
Entretanto, para que o uso do empréstimo online seja realmente recomendado, é fundamental que haja um planejamento financeiro. Isso permite não apenas desenhar o futuro, mas compreender o passado, isto é, o que causou o endividamento.

Acima de tudo, para fazer bom uso do empréstimo, é fundamental entender que o seu propósito é ajudar a equilibrar as finanças, facilitando a gestão dos gastos e das dívidas. Contudo, sem o devido planejamento, essa ferramenta pode ter o efeito oposto.

Além disso, é impossível generalizar e afirmar que usar um empréstimo para quitar dívidas é a melhor saída em todos os casos: cada situação é específica e nem sempre essa é a alternativa mais favorável.

Regra básica para analisar se vale a pena usar um empréstimo para quitar dívidas

Uma forma simples de avaliar se o uso do empréstimo é ou não recomendado para o seu caso é seguir a regra do custo/benefício. Para isso, você precisa analisar as seguintes questões:

Se a resposta for sim, para uma dessas questões, então, é recomendado o uso do empréstimo para quitar dívidas.

A importância do planejamento

Antes de procurar um empréstimo ou pensar em quitar as dívidas, é indicado que se faça uma organização das contas. Através disso, será possível fazer um planejamento, para saber exatamente o valor que você poderá dispor mensalmente para o pagamento das parcelas.
Então, liste tudo o que você ganha e tudo o que você gasta, considerando as despesas fixas (como aluguel, mensalidade escolar, etc) e as despesas essenciais, como as contas de energia, água, alimentos.

Empréstimo online para quitar dívidas

A praticidade do empréstimo online

O empréstimo online em comparação com os outros modelos é incrivelmente mais prático. Na SuperSim, por exemplo, é possível fazer o seu empréstimo pessoal online, sem burocracia e receber o dinheiro na conta em minutos*.

Mas, o melhor é que antes mesmo de enviar o seu pedido, você pode ajustar o prazo escolhido, conferir o valor de cada parcela e, dessa forma, saber com antecedência se o pagamento caberá no seu orçamento.

Essa facilidade de simular o empréstimo online também permite que você possa comparar as condições oferecidas por diferentes instituições financeiras. Desse modo, é bem mais fácil encontrar opções que mais se alinhem às suas necessidades.

Como escolher uma empresa confiável e transparente?

Quando estiver comparando as diferentes condições oferecidas, para o seu empréstimo, considere antes de qualquer coisa, se as instituições financeiras analisadas são confiáveis e transparentes.
Para isso, pesquise sobre a empresa em sites de defesa do consumidor, como o Reclame Aqui e verifique as redes sociais, pesquisando os comentários e as avaliações dos clientes.
É fundamental, também, buscar empresas que sejam claras quanto às condições e custos associados ao empréstimo – se houver informações confusas ou “letras miúdas” no contrato, desconfie!

Outro sinal de alerta é a cobrança de pagamentos antecipados para a liberação do empréstimo – essa prática é ilegal! O pagamento do empréstimo deve ser feito depois do depósito do dinheiro na sua conta e o valor das parcelas deve estar indicado no contrato, com total clareza.

Com planejamento e organização o uso do empréstimo para quitar dívidas é recomendado

A vida real é feita de altos e baixos, repleta de desafios e obstáculos. O mesmo acontece com a vida financeira. Portanto, ter dívidas é algo normal que pode acontecer em diversas situações.
Entretanto, é fundamental manter o controle e não deixar que elas cresçam demais – o endividamento excessivo traz uma diversidade de problemas, além do prejuízo financeiro.
Por isso, tome as rédeas das suas finanças – organize as contas, calcule as dívidas, analise as oportunidades de economizar e de aumentar os seus ganhos, ainda que temporariamente.

Somente assim será possível se planejar, para de fato conseguir quitar as dívidas com tranquilidade. Nesse sentido, o uso consciente e responsável do empréstimo é super recomendado como uma ferramenta para ajudar a equilibrar as contas, facilitando a gestão das despesas e o pagamento das dívidas.

Saiba mais sobre os empréstimos da SuperSim!

*O prazo para o depósito dependerá do horário de funcionamento do seu banco. Consulte os termos do contrato.

Tags do post

Escrito por:
Imagem do autor
luana
Você também vai gostar: