Depósito antecipado para empréstimo não existe!

A solicitação de depósito antecipado para empréstimo é algo muito comum de ser visto em empresas que, supostamente, fornecem crédito no mercado. Após a confirmação do depósito, o valor emprestado seria depositado na conta do cliente.

Diversas pessoas relatam serem vítimas de fraude nesse tipo de empréstimo. Ou seja, fez o depósito e a suposta financeira, simplesmente, desapareceu. Pensando na importância desse assunto resolvemos escrever este artigo.

Nele, mostraremos se esse tipo de solicitação é legal e como você pode se blindar de eventuais golpes. Continue lendo!

Mas se já desejar simular um empréstimo seguro e fácil, confira quanto temos para você:

 

Simular Empréstimo

O que é o depósito antecipado para empréstimos?

Antes de qualquer coisa, é importante entender o que é o depósito antecipado para empréstimo. No começo de tudo, o solicitante entra em contato com a “financeira”, que solicita os documentos e faz a “análise de crédito”. Logo em seguida, o representante da empresa retorna com a resposta da sua solicitação.

Geralmente, o atendente informa que o empréstimo foi aprovado. Mas, para a liberação do crédito o solicitante deve fazer um depósito antecipado. Geralmente, essa solicitação — que é ilegal e fraudulenta — tem duas explicações.

Primeiro, o atendente justifica que o depósito antecipado é necessário para pagar todas as taxas relacionadas ao empréstimo. As pessoas acabam caindo, tendo em vista que essas cobranças realmente existem. Contudo, nas financeiras sérias e regulamentadas todos esses valores já estão embutidos nas próprias parcelas do financiamento e não há que se falar em depósito antecipado.

Depois, a solicitação é feita para pessoas que estão com algum tipo de restrição nos órgãos de proteção ao crédito. Nesse caso, o atendente justifica a solicitação do valor informando que a “financeira” pagará honorários de um advogado para conceder a aprovação, mesmo com o seu CPF com restrições.

O que é necessário para fazer um empréstimo?

Em muitos casos, para fazer um empréstimo você precisa apenas apresentar os documentos à financeira. Todo trabalho pesado de análise, medição do escore de crédito e verificação de todas as informações apresentadas fica por conta da própria empresa que fornecerá o crédito.

Entre as principais exigências, nós temos a necessidade de o solicitante ser maior de 18 anos. Além disso, é preciso apresentar seus documentos pessoais como o CPF e RG, sendo aceitos como tal a Carteira Nacional de Habilitação e carteirinhas de registro profissional como a da OAB, entre outras.

Além dos documentos de comprovação cadastral há também os relacionados a residência. As financeiras exigem comprovantes que determinam que o solicitante tem um endereço fixo. Alguns exemplos de documentos que comprovam essa informação são: contas de água, energia elétrica, internet e telefone.

Na maioria dos casos, o comprovante de residência deve ser emitido em nome do próprio solicitante. Isso pode ser um problema para algumas pessoas, tendo em vista que nem sempre as contas da casa chegam em seu nome.

Por isso, se você pretende solicitar um empréstimo vale a pena inserir algum tipo de conta mensal no seu nome. Uma dica interessante é utilizar a fatura do se próprio número de celular.

Por fim, temos a comprovação de renda. Essa, sem dúvidas é a mais importante e a que gera maiores dores de cabeça para os solicitantes desse tipo de crédito. Uma das principais dificuldades que as pessoas encontram é a própria comprovação da renda. Isso porque, existem aqueles que são autônomos e não têm como comprovar seu rendimento mensal.

Mas, para quem trabalha em um emprego formal não terá essa dificuldade. Isso porque, basta apresentar o seu comprovante de renda que tudo ficará resolvido. Em seguida, é importante saber se o seu rendimento apresentado será aprovado para o valor solicitado.

Geralmente, as financeiras exigem que a prestação do empréstimo seja, no mínimo, inferior a 30% da sua renda mensal.

Empréstimos com garantia

Existe também uma modalidade de empréstimo que utiliza garantia. Nesse caso, as taxas de juros tendem a ser reduzidas, bem como as exigências também são menores. Isso existe pelo fato de a instituição financeira ter mais segurança quanto ao pagamento das parcelas.

Uma novidade que tem balançado muito o mercado é o empréstimo com garantia de celular. Nesse caso, todo procedimento é muito mais simples e o valor pode ser creditado na conta do solicitante no mesmo dia.

Quais são as taxas envolvidas no processo?

As taxas de juros se diferem de acordo com as modalidades dos empréstimos. Geralmente, quanto maior a segurança da instituição menor a taxa de juros final cobrada, que é chamada Custo Efetivo Total (CET).

Essa taxa envolve todos os serviços que são necessários para conceder o crédito. Ou seja, são os encargos, tributos despesas e demais taxas que compõem o empréstimo. Nesse contexto, os juros fazem parte do CET. Sua composição, insere os juros, taxas administrativas, tributos e encargos.

O cenário de golpes no Brasil

A fraude do depósito antecipado é apenas um dos que ocorrem no Brasil. Infelizmente, o número de golpes em nosso país é alto e as pessoas precisam ter muita atenção a isso para não caírem nessa estatística tão lamentável. Segundo dados publicados pela Agência Brasil, o nosso país é um dos maiores com tentativas de fraude do tipo Phishing.

Esse é um tipo de fraude que visa capturar dados financeiros das pessoas para desviar valores. Essas informações precisam ficar claras, porque a maioria dos golpes está relacionado a falta de conhecimento das vítimas.

Por isso, é tão importante que você tenha acesso a artigos como esse que estamos disponibilizando. Isso porque, ao conhecer as fraudes como o depósito antecipado para empréstimo, você evita cair nesse tipo de crime, blindando seu dinheiro dos criminosos que estão circulando pelo ambiente virtual.

Os custos envolvidos no empréstimo

Além da taxa de juros do empréstimo existem outras taxas que compõem o custo total. Esse primeiro, sem dúvidas, é o que representa o maior percentual. Em seguida, nós temos o Imposto sobre Operações Financeiras, cobrado sobre operações de câmbio, seguros, cartões de crédito, entre outros ativos.

Nós também temos a Taxa de Abertura de Crédito. Essa é uma tarifa aplicada aos bancos que concedem crédito. O valor pode variar muito de acordo com a instituição financeira. Além disso, existem aquelas que nem cobram esse montante.

Outro custo que envolve a concessão de crédito é a Taxa de Análise de Crédito. Ela é diferente da anterior, que é cobrada no momento do cadastro. Nesse caso, existe a cobrança para que sejam adotadas as medidas de consulta dos dados do solicitante.

Os seguros também são cobrados para obter o crédito. Eles servem para proteger a empresa em caso de morte ou invalidez permanente ou temporária do devedor. Algumas financeiras também cobram seguros por acidentes e perda de trabalho. É importante ter em mente que nenhum seguro pode ser vendido sem o consentimento do contratante.

Existem algumas empresas que justificam o pagamento de depósito antecipado para empréstimo como uma forma de cobrir todos esses custos. Mas, isso também não é o correto. Afinal, esses valores devem estar embutidos no valor a ser emprestado.

Por que você não deve fazer um depósito antecipado para empréstimo?

Além de ser uma ação que tem grandes chances de ser uma fraude, solicitar depósito antecipado para empréstimo é uma prática considerada ilegal pelo Banco Central do Brasil (BCB). Isso significa que nenhuma empresa que trabalha com fornecimento de crédito e que é reconhecida pelo BCB pode fazer essa exigência.

Além disso, após a pessoa fazer o depósito o valor fornecido no empréstimo — quando existente — é menor que o solicitado. A situação piora ainda mais quando o fraudador utiliza a estrutura de instituições financeiras sérias e corretas para aplicar esse tipo de golpe.

Como evitar fraudes?

Entendido o golpe da solicitação depósito antecipado para empréstimo é importante saber como não cair nesse tipo de fraude. Afinal, nem sempre os criminosos querem apenas o seu dinheiro. Existem casos em que informações pessoais e bancárias são capturadas e utilizadas de forma obscura. Veja como não cair nesses golpes.

Não disponibilize informações pessoais e bancárias

Inicialmente, você jamais deve disponibilizar informações bancárias ou pessoais na solicitação de crédito, quando desconfiar de um golpe. Afinal, os criminosos podem utilizar essas informações para abrir empresas, pegar empréstimos etc.

Analise a veracidade das informações nas páginas da empresa

Outro ponto importante é verificar a veracidade das informações da empresa fornecedora de crédito em seus canais de comunicação. Geralmente, as financeiras de confiança têm sites, canais no YouTube, blogs etc. Todos esses canais têm informações sobre a empresa e que você pode conferir.

Verifique a confiabilidade da instituição financeira

Outra dica interessante é analisar a confiabilidade da instituição financeira. As empresas confiáveis, além dos pontos mencionados anteriormente, já têm um número considerável de clientes. Logo, é possível buscar informações sobre ela com esses consumidores que já tiveram algum tipo de relacionamento.

Tenha cuidado com as promessas milagrosas

É muito importante que você tenha cuidado com as promessas milagrosas. Para você entender isso, é fundamental compreender como funciona a operação de uma financeira o banco. O negócio dessas instituições é “vender dinheiro”. Ou seja, ela empresta valores para seus clientes e, como contra partida, recebe o montante emprestado acrescido de juros. Logo, a receita dessas empresas são os juros cobrados.

Nesse sentido, como uma instituição financeira geraria resultados se ela deixasse de cobrar juros? Por isso, se uma empresa oferece dinheiro a um custo baixíssimo você deve ficar atento. Existem casos em que a taxa de juros cobrada, sequer, é capaz de corrigir o dinheiro pela inflação. Portanto, tenha atenção a esse detalhe e sempre pesquise as taxas de juros cobradas em outras empresas do mercado.

Desconfie da abordagem adotada pela empresa

Por fim, ao se tratar de um crédito é importante que o solicitante tenha certo nível de ceticismo. Isso significa, desconfiar de toda e qualquer abordagem mais agressiva. As “financeiras” que estão muito desesperada para vender empréstimo podem estar escondendo o real motivo da proposta.

Por outro lado, as financeiras que têm uma atuação correta não fazem esse tipo de abordagem agressiva. Obviamente, elas investem em marketing, mas não dessa forma. No geral, o método de trabalho dessas organizações é ensinar o cliente o momento correto de solicitar um crédito, as melhores taxas para o seu perfil e como utilizar esse dinheiro de forma consciente.

Então, se você perceber propostas muito “atrativas” e com abordagem agressiva, fique atento. Chamadas do tipo: “últimos dias com juros reduzidos”, ou ainda, “aproveite as últimas horas de desconto nos juros” ligue um sinal de alerta.

Obviamente, você não precisa descartar essas ofertas imediatamente. É importante avaliar outros fatores. Por exemplo, taxa de juros, prazo e credibilidade da empresa. Se as coisas não baterem fuja o mais rápido possível, pois pode se tratar de um golpe.

Como agir se você cair em um golpe?

Mesmo após tomar todos os cuidados, ainda é possível que em determinado momento você caia em algum tipo de golpe. Se isso acontecer, é importante saber como agir. Independentemente de qualquer coisa, como se trata de uma fraude, você deve fazer um Boletim de Ocorrência.

Afinal, pela legislação brasileira, esse tipo de procedimento é um crime. Nesse momento, a vítima deve relatar todos os detalhes da fraude ou tentativa que aconteceu. Assim, as autoridades responsáveis iniciarão o procedimento de investigação.

Muitas pessoas têm vergonha de denunciar esse tipo de fraude. Isso é um erro que pode ajudar esses criminosos ou quadrilhas que cometem esse tipo de crime. Portanto, jamais deixe de denunciar caso aconteça com você.

Como você pode perceber, o depósito antecipado para empréstimo, quando solicitado, deve ligar o sinal de alerta máximo na mente da pessoa. É muito provável que se trate de um golpe e se você depositar o dinheiro é muito provável que ele seja perdido. Então, tenha cuidado com isso e opte sempre por empresas de confiança para fazer a sua solicitação.

Gostou deste artigo, então simule sem compromisso seu empréstimo sem depósito antecipado, como deve ser:

 

Solicite seu Empréstimo

Tags do post

Escrito por:
Imagem do autor
caio
Você também vai gostar: